Eleições PSOE

Pedro_Sanchez

Novo líder dos Socialistas, Pedro Sanchez

O sistema político espanhol é muito baseado na força dos partidos. Nas eleições, ao invés de se votar em pessoas, o voto é para uma lista partidária.

Daí a importância das eleições internas dos partidos, pois é a partir desse processo de escolha que será definido quem vai encabeçar as listas partidárias.

Pois enquanto o mundo inteiro estava de olho na final do mundial neste último domingo, os militantes do PSOE elegiam o seu novo Secretário-Geral, para liderar os socialistas nas próximas eleições gerais.

Desde a redemocratização da Espanha em 1975, o Partido Socialista já esteve frente ao governo espanhol por duas oportunidades, e em ambas com jovens políticos. Primeiro com Felipe Gonzales e depois com José Luiz Zapatero.

Pois mais uma vez o PSOE aposta em jovem político para liderar o partido. O eleito foi o deputado Pedro Sanchez, de 42 anos, economista e professor universitário de Madri, que terá como desafio voltar a unir o partido, que nas últimas eleições vem perdendo muito espaço e representatividade.

Diante de todas as incertezas, os socialistas celebram a mudança geracional com a esperança de que isto faça alguma diferença.

Sobre o Autor

Ricardo Lovatto Blattes

Nascido em Santa Maria, formou-se em Direito e Ciências Contábeis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ricardo Lovatto Blattes ©2016 - Desenvolvido por Opa Web